Organização da equipe
A empresa a ser gerida é complexa e, embora seja fácil compreender a sua estrutura, existem vários aspectos sutis no modo como funciona.
A segunda parte do manual (O Meio em que a Empresa se Insere) descreve a estrutura da empresa. Ao fazê-lo tem em consideração as quatro funções de gestão principais:
- Marketing
- Produção e Distribuição
- Gestão de recursos humanos
- Finanças
Explica como funcionam estas funções e chama à atenção sobre as interações entre elas.
Um dos principais objetivos desta simulação é ilustrar estas interações e demonstrar que, na gestão de uma empresa, é fundamental para o sucesso conseguir um equilíbrio adequado: pode consegui-lo com trabalho de equipe, boa organização e comunicação eficiente.
Para competir com eficiência, a equipe deve organizar-se de modo a assegurar as necessidades de gestão e controle da empresa. O modo como se organizam é deixado ao critério de vocês.
Uma das formas é organizarem-se por áreas, em que cada participante é responsável por uma área da gestão. Neste caso, necessitam, provavelmente, de um diretor geral que assegure a integração das decisões individuais num todo coerente.
Em alternativa, podem optar por uma estrutura mais flexível, em que todos participam num comitê mais abrangente.
Não existem restrições quanto às ajudas técnicas que podem utilizar. Se quiserem utilizar modelos de cálculo encontrarão definições detalhadas na seção sobre o Relatório de Gestão.
Estratégia da empresa
Uma vez delineada a estratégia pode escolher as táticas que permitirão que tal estratégia funcione. (Se começar a encontrar dificuldades pode sempre rever a estratégia, de modo a torná-la realizável.)
Uma hipótese é -
- O Marketing, tendo em conta a situação econômica e a natureza dos diferentes mercados, prepara um plano de marketing. Este deve fornecer previsões das prováveis vendas de produtos no mercado global.
- A Produção e distribuição investe em instalações e equipamento, recruta pessoal, compra matéria-prima, organiza a produção e distribui os produtos de modo a satisfazer estas previsões.
- A Gestão de recursos humanos deve verificar se é viável o que o marketing e a produção planejaram, a que custo, dada a natureza do mercado do trabalho, e quais os impactos nas condições de trabalho.
- Finalmente, o departamento financeiro tem que verificar todo o processo a fim de garantir não só que é rentável mas que pode ser implementado com os recursos financeiros da empresa.
Esta é a base do trabalho em equipe - e mostra a necessidade de compromissos para se encontrar a melhor solução para a empresa, não só a curto prazo, mas também uma solução que satisfaça a estratégia a longo prazo.
Lembre-se, o objetivo é maximizar o desempenho do investimento da sua empresa. A cotação das ações reflete as perspectivas futuras e, por isso, deve delinear uma estratégia que coloque a empresa na melhor forma possível ao encaminhar-se para o fim da simulação.
Mercado de Futuros
Pode adquirir a matéria-prima básica de três modos diferentes -
- por omissão, não encomendando matéria-prima suficiente para satisfazer o plano de produção;
- no mercado de 'ocasião', a um preço anunciado no último trimestre;
- no Mercado de Futuros a preços também anunciados no último trimestre.
As compras por omissão têm muitas probabilidades de serem as mais caras, dado que a compra é feita para entrega imediata com uma taxa acima do preço no mercado de ocasião.
O método usual é comprar no mercado de ocasião. No entanto, os preços podem flutuar bastante sob certas condições econômicas, pelo que o preço pode ser mais elevado do que o esperado. Também pode ser mais baixo.
O Mercado de Futuros existe para que as empresas possam comprar antecipadamente, com preços conhecidos. Nesta simulação, pode encomendar matéria-prima para entrega a três meses (um trimestre) ou a seis meses (dois trimestres). Não há, no entanto, garantia que, no futuro, os preços no Mercado de Futuros se venham a revelar mais baixos que os do mercado de ocasião; mas, pelo menos, os seus custos são conhecidos adiantadamente, no momento da compra.
Se pensa que o crescimento econômico é elevado e que é muito provável que os preços das matérias-primas aumentem (talvez até a uma taxa mais elevada), comprar no Mercado de Futuros pode ser uma medida proveitosa desde que, do seu ponto de vista, os preços cotados sejam razoáveis.
Inversamente, se pensa que a economia mundial está a estagnar e que é muito provável que os preços das matérias-primas diminuam, isto pode estar já refletido nos preços cotados no Mercado de Futuros. Se os preços do mercado de ocasião podem ainda vir a ser mais baixos é um assunto sobre que terá de refletir.
Note que a matéria-prima extra não é comprada por este processo, mas apenas a fornecedores de confiança.
Imagem de marketing dos produtos
Cada produto tem uma imagem de marketing que procura melhorar sempre para aumentar as vendas. Com efeito esta imagem é uma representação da percepção, real ou potencial, que os clientes têm do seu produto num dado mercado.
A imagem dum produto é estabelecida ao longo do tempo como resultado dum número de fatores de importância variável e em relação a fatores similares dos produtos dos seus concorrentes. Incluem -
- qualidade da gestão
- formação do pessoal
- número de agentes e de como são apoiados
- publicidade institucional da empresa e campanhas dos produtos
- concepção, qualidade e confiabilidade dos produtos
- preços e relação 'qualidade/preço'
- disponibilidade dos produtos
- capacidade das máquinas e respectiva confiabilidade
- capacidade de montagem e atenção aos detalhes
- motivação dos empregados;
- qualidade do website
Muitos destes fatores estão sob seu controlo direto e devem fazer parte da sua estratégia de marketing (ver abaixo).
Como a imagem resulta de muitos fatores, que podem variar ao longo do tempo, não é fácil alcançar um equilíbrio adequado. Alguns fatores têm de ser considerados em conjunto - por exemplo, não parece que poderá conduzir a bons resultados cobrar um preço elevado por um produto de má qualidade. Por outro lado, os clientes potenciais poderão estar preparados para esperar por um produto de alta qualidade que é vendido a um preço correto.
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Estratégia de marketing
O departamento de marketing da empresa é responsável pela geração de demanda dos produtos e pela sua venda em concorrência com as empresas rivais. Para ser bem sucedido, tem de analisar o mercado e a concorrência, preparar planos estratégicos de marketing e tomar decisões para os pôr em prática, tanto a longo como a curto prazo, e trabalhar com os outros departamentos da empresa de modo a assegurar que as vendas serão lucrativas.
Combinando a informação econômica e comercial disponível com as conclusões que pode ter tirado do histórico da empresa e com a sua experiência na respectiva gestão até aqui, deverá ser capaz de preparar um plano de marketing detalhado para cada um dos produtos. Deve ter em consideração -
- Preços
- Política de design e confiabilidade dos produtos
- Planejamento da publicidade
- Política para agentes e distribuidores
- Política para o mercado da Internet
- Disponibilidade dos produtos
A preparação deste plano implica que tenha expectativas sobre o número de encomendas que deverá receber para cada produto. Deve utilizar estas previsões para discutir o plano com os outros departamentos da empresa. É muito importante que o departamento de marketing trabalhe intimamente com o da produção, fornecendo as melhores previsões de demanda possíveis para que as quantidades adequadas sejam enviadas para os diferentes mercados. Os problemas de produção que afetem a disponibilidade dos produtos se tornarão também problemas do marketing e têm de ser resolvidos por mútuo acordo.
A maioria dos fatores de marketing, (por ex.: publicidade, qualidade, comissões de vendas, etc.) está sujeita à lei dos rendimentos decrescentes pelo que o aumento do investimento em tais fatores não produz necessariamente um aumento proporcional das vendas.
Também deve ter em consideração as atividades da concorrência. Isto só pode ser feito tentando prever como se comportarão no futuro e reagindo de acordo.
Como em muitos outros aspectos, pode não existir uma única melhor resposta. Por exemplo, pode ter êxito tanto uma estratégia de exclusividade (preço elevado, qualidade elevada) como uma estratégia de abundância e baixo preço. No entanto, uma estratégia pode demorar mais tempo a alcançar êxito do que outra.
Planejamento da produção
Terá de trabalhar com o departamento de marketing para assegurar que as previsões de vendas podem ser satisfeitas por um fluxo suficiente de produtos, tanto a curto como a longo prazo. Tal implica trabalhar também com o departamento de pessoal para assegurar que há mão-de-obra suficiente para a tarefa a um custo razoável. E implica ainda um correto planejamento a prazo para assegurar que há máquinas suficientes e uma eficiente compra de matéria-prima.
O plano de produção deve ser preparado em cooperação com o departamento de marketing, dado que deve reconciliar as previsões de vendas que o departamento elaborou com a capacidade do departamento de produção fabricar os produtos para entrega nas diferentes áreas. Lembre-se, no entanto, de modificar as previsões de demanda do marketing:
a) Adicionando as encomendas em atraso do último trimestre;
b) Subtraindo o inventário de produtos não vendidos e em armazém, do último trimestre (exceto o inventário de que será dado baixa caso decida introduzir um grande melhoramento).Um plano de produção equilibrado leva em conta os recursos disponíveis e considera todos os fatores que condicionam a respectiva utilização.
Controle de qualidade
Os produtos defeituosos que chegam aos clientes e são devolvidos para reparação nos termos da garantia afetam a imagem dos produtos e, por conseguinte, a sua capacidade de os vender com sucesso no futuro.
Compra de matéria-prima
A capacidade de comprar nas melhores condições depende da validade das previsões de vendas dos produtos, da utilização dos indicadores econômicos para prever como evoluirá o preço da matéria-prima e de uma estratégia de compras sensata.
Capacidade do website
O volume de tráfego na Internet varia bastante e, por isso, haverá períodos prolongados em que o sistema estará subutilizado; mas também vai haver períodos curtos de utilização intensa em que a carga se aproxima ou excede a capacidade.
A capacidade do sistema para aguentar as horas de pico é um ponto crítico da imagem de eficiência que deve procurar transmitir aos seus potenciais clientes. A falta de capacidade nos picos tem um efeito negativo na imagem de marketing da empresa.
Claro que a capacidade que deve disponibilizar depende do tráfego que antevê para as horas de pico - o que implica que a sua decisão é o resultado de uma previsão; no entanto, dada a natureza irregular do tráfego, essa capacidade raramente será utilizada ao máximo.
A nota 'detalhe importante' fornece mais ajuda sobre como determinar a capacidade apropriada.
Qualidade do website
O software também é muito importante. Sustenta a eficiência do sistema e pode melhorar a imagem de mercado. Os visitantes do website se sentirão encorajados a comprar os seus produtos pela impressão que o site der.
A atualização do software, para manter a informação relevante e apresentar uma imagem moderna, é uma tarefa contínua, e tem que decidir trimestralmente quanto vai gastar. O dinheiro é gasto em especialistas de programação e design e em ferramentas de software. Quanto mais gastar em comparação com as empresas rivais, maior realce terá a sua empresa e maior sucesso terá o marketing no mercado Internet.
A opinião dos consumidores utilizadores de computadores sobre o website é expressa através da atribuição de 'estrelas' pela facilidade de utilização, capacidade de cativar, etc. Um investimento elevado regular aumenta o número de 'estrelas'. Um investimento pequeno ou nulo pode provocar a perda de 'estrelas'.
Recrutamento de pessoal
O departamento de gestão dos recursos humanos deve acompanhar a evolução do mercado do trabalho. Em conjunto com os outros departamentos funcionais poderá fazer previsões das necessidades de mão-de-obra e tomar as medidas necessárias para assegurar a sua satisfação; poderá também fazer com que os que trabalham para a empresa o façam nas melhores condições que puderem ser proporcionadas. Qualquer decisão de recrutar, treinar ou despedir pessoal deve ser tomada em conjunto pela equipe de gestão.
O sucesso no recrutamento depende do nível médio de remuneração atual do pessoal que já emprega (e não apenas do salário base), da formação que o pessoal recebe, da qualidade dos produtos fabricados e da eficiência do departamento de pessoal, tudo em comparação com os mesmos fatores das outras empresas.
O recrutamento é também fortemente dependente do nível de desemprego existente. Se o desemprego for elevado, o recrutamento se tornará mais fácil. Se o desemprego for baixo, o recrutamento pode tornar-se muito difícil e dependerá da sua habilidade para aliciar trabalhadores de outras empresas, o que poderá conduzir a uma certa instabilidade no mercado de trabalho.
A formação de trabalhadores desempregados e não especializados é mais caro do que o recrutamento de pessoal já formado, mas garante a obtenção do número de trabalhadores especializados e que os mesmos permanecem na empresa pelo menos um trimestre após a conclusão do curso de formação. Decorrido esse trimestre, podem ser cativados por melhores condições em outras empresas.
Tanto como assegurar que dispõe de trabalhadores em número suficiente, tem que assegurar um custo equilibrado da força de trabalho. É importante o salário base que decide pagar, mas o modo como os trabalhadores são tratados pode ter também um efeito significativo sobre os lucros. Os pagamentos pelas horas extras e pelos turnos podem ser controlados para manter os custos baixos, mas estes fatores só podem ser geridos eficientemente no contexto das condições econômicas atuais e das necessidades dos departamentos de marketing e produção.
Motivação do pessoal
Todos os tipos de trabalhadores podem sair da empresa por aposentadoria, doença ou porque vão trabalhar para empresas rivais que aparentemente oferecem melhores condições. Os motivos principais das saídas não são apenas os baixos ganhos médios, mas também o excessivo trabalho extraordinário, o despedimento de colegas, a fraca qualidade dos produtos, a má gestão e a formação inadequada, tudo em comparação com as outras empresas.
É portanto essencial que o RH trabalhe como parte da equipe de gestão, de modo a assegurar que os requisitos de mão-de-obra sejam cumpridos e que aqueles que trabalham para a empresa o façam nas melhores condições que ela possa proporcionar.
Tanto como assegurar que dispõe de trabalhadores em número suficiente, tem que gerir o custo da mão-de-obra tentando ao mesmo tempo mantê-la motivada. Embora seja muito importante o salário base que decide pagar, o modo como os trabalhadores são tratados pode ter também um efeito significativo sobre os lucros. Os pagamentos pelas horas extraordinárias e pelos turnos podem ser controlados para manter os custos baixos, mas estes fatores só podem ser geridos eficientemente no contexto das condições econômicas atuais e das necessidades dos departamentos de marketing e produção.
Uma equipe de gestão eficiente pode motivar os trabalhadores de todos os níveis. Isto depende não apenas da qualidade dos gestores, mas também da formação que é dada a todos os empregados.
É difícil saber exatamente quantas horas de formação devem ser dadas, ou são necessárias, mas é uma forma importante de mostrar aos empregados que a empresa conta com eles e que está preparada para investir para que trabalhem ainda melhor.
Uma força de trabalho bem treinada e altamente motivada não aparece num balanço típico, mas pode ser mais importante que outros ativos mais tangíveis.
Cotação das ações
A empresa é financiada pelo capital dos acionistas, sob a forma de ações de valor nominal de MM 1, que são cotadas na Bolsa de Valores. As últimas cotações das ações de todas as empresas são apresentadas todos os trimestres no Relatório de Gestão.
A cotação das ações é influenciada por vários fatores, que incluem:
- Capital Próprio e Passivo da empresa (capitais próprios)
- Rentabilidade atual
- Política de dividendos (dividendos baixos ou com grandes flutuações têm um efeito negativo)
- Liquidez (e potencial de crédito)
- Capacidade de pagar os encargos com juros
- Disponibilidade e utilização de recursos (físicos, financeiros e humanos)
- Potencial de mercado e dos produtos (as vendas podem aumentar?)
- Qualidade e confiabilidade dos produtos (e esforço de P&D)
- Capacidade de satisfazer as encomendas rapidamente
- Estado geral da economia
- Taxa de juro atual do banco central
Qualquer decisão de emissão de mais ações, ou de recompra e cancelamento de ações, terá impacto na cotação das mesmas. Em geral, a compra de grandes lotes de ações subirá a cotação e, inversamente, a venda de ações diminuirá a respectiva cotação. O efeito dependerá da reação do mercado.
Uma empresa rentável e bem gerida muito dificilmente terá qualquer problema. Os fundos gerados por uma emissão de ações serão vistos como auxiliares de expansão ou redutores de empréstimos caros. As recompras serão vistas como um modo de utilizar fundos em excesso para aumentar os dividendos por ação. Por outro lado, uma empresa não rentável ou com fracas perspectivas sofrerá, muito provavelmente, uma queda no valor total de mercado. O mercado desconfiará de más aplicações para os novos fundos ou que as recompras são apenas um meio de reduzir os pagamentos de dividendos.
Decisões alteradas
Existem três motivos para que uma decisão não seja apresentada com o valor pretendido:- Não foram recebidas as suas decisões, ou estavam ilegíveis, pelo que foram introduzidos os valores supletivos, como definidos na Folha de Decisões, tendo sido impresso um sinal mais (+) como indicador de erro.
- A decisão não era válida em termos da simulação: por exemplo -
- tentar despedir 5 operários especializados quando só tem 4;
- tentar comprar uma máquina quando a sua capacidade de crédito é inadequada;
- uma decisão não produziu o efeito desejado. Por exemplo, poderá só ter conseguido recrutar três operários especializados quando tentava recrutar cinco.
- Pode ter-se dado um acontecimento imprevisível, destacado por uma exclamação (!), e tratado pelo seguro (se tiver cobertura), que tornou a sua decisão impossível de executar. Terá sido utilizado o valor possível mais próximo.
Detalhe importante
Se um número for diferente sem qualquer motivo aparente, contate imediatamente a ORGANIZAÇÃO. Possíveis erros originados na transmissão/recepção dos dados relativos às Decisões (por exemplo corrompimento de arquivos), só podem ser corrigidos se forem comunicados no prazo de 24 horas após a disponibilização dos Relatórios de Gestão. Torna-se claro ser da máxima importância a conferência das decisões reproduzidas no relatório.
Última atualização: 14/Ago/2016