INTRODUÇÃO
O desafio
Este simulador baseia-se num cenário realista do mundo dos negócios.
Várias empresas virtuais, representadas por igual número de equipes, competem entre si num mesmo ambiente econômico produzindo e comercializando uma pequena gama de produtos muito procurados pelos consumidores.
O objetivo da sua equipe é gerir uma destas empresas virtuais de modo que, no fim, a empresa esteja em melhor situação para enfrentar o futuro (ver abaixo).
Um sofisticado modelo informático simula:
- as interações entre os diversos departamentos de cada empresa
- as relações de concorrência existentes no mercado
- a influência da situação econômica dos mercados em que atuam.
O Global Management Challenge é trabalhoso e exigente. É necessário trabalhar sob pressão, gerindo fatores muito diversos, alguns de caráter geral e outros exigindo atenção aos detalhes. Haverá, quase que certamente, discussões, mas muito provavelmente haverá gosto em participar, satisfação e se aprenderá muito sobre o trabalho em equipe e, não é menos importante, sobre a gestão de empresas.
A sua tarefa
A tarefa que a sua equipe enfrentará é gerir uma destas empresas simuladas como se tratasse de uma empresa real. Este manual explica como se fazer isto.
Ele indica como está organizada a simulação, o que a sua equipe tem de fazer, como funciona a empresa e como se relaciona com as empresas das outras equipes. Ele consta de quatro partes:
- A Introdução.
- O meio em que a empresa se insere, em que se descreve as funções internas das empresas e as interações entre elas e com o mercado.
- O Relatório de Gestão, que explica o conteúdo dos resultados obtidos pelo simulador.
- A Folha de Decisões, que detalha como deve preparar as decisões.
A empresa que vocês deverão gerir é complexa e, embora seja fácil de entender a sua estrutura, há bastantes aspectos sutis no modo como funciona. Por esse motivo, a segunda e terceira partes do manual descrevem a estrutura da empresa com algum detalhe. Focam as quatro principais áreas de gestão: Marketing, Produção, Recursos Humanos e Finanças, explicando como funcionam e realçando as respectivas interações.
Um dos principais objetivos desta simulação é ilustrar essas interações e demonstrar que, para o sucesso na gestão de uma empresa, é fundamental alcançar um equilíbrio adequado, o que se consegue mais facilmente com base num trabalho de equipe, com uma boa organização e uma comunicação eficaz.
Para isso é necessário decidir qual a organização da sua equipe.
Não existem restrições quanto às ajudas técnicas que podem utilizar. Se pretenderem utilizar modelos de cálculo encontrarão, na Terceira Parte do Manual, definições detalhadas bastante úteis.
Como funciona
O controle da empresa é realizado com o auxílio de dois documentos:
- O Relatório de Gestão, trimestral, produzido pelo simulador, mostra como a empresa se comportou no último período e fornece informação sobre o próximo período.
- A Folha de Decisões, onde registram as decisões que tomaram em relação às atividades da empresa para o próximo período.
Para que saibam exatamente o que se prosseguirá, este manual descreve com grande detalhe o modo como a empresa funciona. No entanto, a estrutura da simulação é simples.
O Desempenho de Investimento reflete o retorno do investimento para os respectivos investidores, não só pelo valor das ações no fim da competição, mas também depois de considerar a emissão ou recompra de ações e os dividendos distribuídos.
Vocês devem, por isso, escolher uma estratégia de empresa apropriada para alcançar tal objetivo.
Para que possam fazer uma avaliação prévia de como a empresa funciona, lhes será fornecido um histórico da empresa cobrindo um certo número de períodos imediatamente anteriores ao início da simulação, onde constam as decisões que geraram esses resultados. Ao estudar este Manual, será conveniente utilizar o histórico para ilustrar os pontos em discussão. O histórico é idêntico para todas as empresas participantes, ou seja, começam exatamente na mesma situação.
Uma vez compreendida a situação da empresa e escolhida a política a prosseguir, preencha a primeira Folha de Decisões e envie-a à ORGANIZAÇÃO do Global Management Challenge, de acordo com o calendário que lhe for enviado. Vocês receberão o Relatório de Gestão e por ele poderão ver como a empresa reagiu às decisões tomadas. Utilize esta informação para melhorar os seus conhecimentos sobre o funcionamento da empresa e do mercado. Preencha então nova folha de decisões e assim sucessivamente até o final da simulação.
Conceitos gerais
Antes de entrarmos na parte principal do Manual, é importante que tome conhecimento de um certo número de pontos e de conceitos gerais:
- Fatores externos tais como tendências de mercado, taxas de juro e disponibilidade de mão-de-obra são definidos antes do início da simulação.
- Muitas das relações utilizadas na simulação são puramente aritméticas (p. ex. a informação financeira). Outras, devido às suas características, não podem ser deduzidas com exatidão, mesmo na vida real (p. ex. quantas encomendas conseguirá? Qual será o efeito da formação?).
- Tem acontecido de algumas empresas arcarem com prejuízos elevados. Não obstante, nunca se declara a respectiva falência. Permite-se a essas empresas que continuem em operação, mediante empréstimos vultuosos, inviáveis na vida real, de modo a que todos os participantes possam competir até ao fim.
- A simulação desenrola-se trimestre a trimestre. Antes do início da
simulação, será anunciado o calendário detalhando as datas em que as
Decisões deverão ser enviadas à ORGANIZAÇÃO para processamento e em que
os participantes receberão os Relatórios de Gestão. Um trimestre, para
efeitos da simulação, tem sempre 12 semanas.
Uma vez submetidas as decisões para o próximo trimestre, não há possibilidade de as alterar. - Os Relatórios de Gestão são recebidos e as Decisões são submetidas em momentos imaginários do intervalo de tempo que decorre entre o fim de um trimestre e o início do que se segue. Por uma questão de clareza, trimestres futuros e passados estão estritamente definidos em relação a este momento imaginário, e todas as referências a trimestres serão feitas nos termos seguintes:
ÚLTIMO TRIMESTRE O trimestre que acaba de se completar e ao qual se refere o Relatório de Gestão mais recente.
PENÚLTIMO TRIMESTRE: O trimestre imediatamente anterior ao 'último trimestre'.
PRÓXIMO TRIMESTRE O trimestre que se segue. Aquele a que se refere a corrente tomada de Decisões.
TRIMESTRE A SEGUIR AO PRÓXIMO: O trimestre imediatamente a seguir ao 'próximo trimestre'.
Como utilizar este Manual
A fim de facilitar a utilização deste Manual, este dispõe de um índice que se pode clicar (à esquerda); além disso, existem no texto numerosas referências cruzadas com ligações. Estas lhes permitirão explorar completamente qualquer dos seus aspectos.
- Há ligações, a partir de cada decisão mencionada no texto geral, para a seção apropriada da folha de decisões.
- Uma imagem que se pode clicar da Folha de Decisões liga cada decisão que pode tomar sobre a sua empresa à parte relevante do manual. Pode utilizar isto como um índice remissivo.
- Uma série de tabelas contém detalhes de custos e de outros parâmetros. No decurso da simulação, estes números são constantes, a não ser que seja anunciada a sua alteração na seção business report do relatório de gestão.
- Dispõe-se de notas de orientação adicional sobre problemas importantes que os ajudem na tomada de decisões. Esta notas referem-se a princípios gerais e não a detalhes.
- Finalmente, será possível obter informações importantes ou técnicas sobre alguns dos conceitos se clicarem em "mais" no fim de uma seção. Por exemplo -
Mais (Detalhes importantes sobre como utilizar este manual)
Última atualização: 14/Ago/2016