O MEIO EM QUE A EMPRESA SE INSERE
O mercado
A empresa opera em concorrência direta com várias outras, que produzem e comercializam os mesmos produtos, nas mesmas áreas geográficas. Não existe uma definição específica dos produtos, mas são três produtos de consumo duradouros, diferentes mas relacionados entre si, e que são considerados pelos consumidores como desejáveis.
O mercado está dividido em duas áreas geográficas para a distribuição e comercialização tradicionais:
- mercado do Mercosul - que é considerado todo o Mercosul.
- mercado do Dólar - que é a Zona de Comércio Livre da América do Norte (North American Free Trade Agreement - Nafta).
Em todas as áreas concorre diretamente com as outras empresas que tomam parte na simulação; existe ainda concorrência adicional sob a forma de importações ou de produtos de outros fabricantes locais que não estão diretamente envolvidos na simulação. Por este motivo, as quotas de mercado das equipes em competição não somam 100%. Esta outra concorrência não está, no entanto, diretamente envolvida na simulação.
CARACTERIZAÇÃO ECONÔMICA
A demanda por produtos em cada área é condicionada pelo número de habitantes e pela respectiva composição social. Todos os mercados são afetados pelos ciclos econômicos de crescimento e recessão normais.
Note, no entanto, que não se pode pressupor que a simulação traduza a situação econômica real no presente momento. A política governamental real também não tem qualquer influência na simulação.
Sobrepondo-se à tendência econômica geral, existe um ciclo sazonal forte de demanda pelos produtos desta indústria. Não é necessariamente o mesmo em todos os mercados, nem todos os anos, mas o pico encontra-se geralmente no quarto trimestre.
No Mercosul a unidade monetária utilizada é a Moeda Mercosul (MM). Na NAFTA e na Internet utiliza-se o Dólar americano (US Dólar).
Todas as decisões monetárias serão tomadas em Moeda Mercosul (MM), incluindo as decisões que afetam a NAFTA e a Internet,
mesmo que a transação final seja realizada em Dólares.
Os negócios serão, portanto, afetados pela taxa de câmbio entre o Moeda Mercosul (MM) e o Dólar.
No decorrer da simulação, serão fornecidos relatórios e estatísticas econômicas para os ajudar a avaliar as tendências e os movimentos económicos e como poderão variar as taxas de câmbio. São apresentados dados económicos sob a forma de estatísticas oficiais corrigidas da sazonalidade, tanto para o Mercosul como para a NAFTA, referentes ao último trimestre, contendo:
- Produto Interno Bruto (PIB);
- Taxa de Desemprego;
- Balança Comercial;
- Taxa Base Anual do Banco Central aplicável no próximo trimestre;
- Taxa de Câmbio da Moeda Mercosul (MM) em relação ao Dólar aplicável no próximo trimestre.
Relativamente ao resto do mundo desenvolvido, está disponível informação mais limitada sobre alguns destes tópicos em Informação Econômica no Relatório de Gestão.
Adicionalmente também são fornecidos pequenos extratos de informação política, econômica e comercial, retirados da comunicação social, que talvez o possam auxiliar a prever o modo como a economia e os mercados se irão comportar. A Equipe deverá decidir quão confiável é esta informação.
Mais (detalhes importantes sobre taxas de câmbio)
ACONTECIMENTOS MUNDIAIS
Todas as empresas podem ser afetadas por acontecimentos mundiais significativos. Tais eventos podem resultar de perturbações políticas, desenvolvimentos econômicos ou ambientais, guerras, desastres como erupções vulcânicas ou tremores de terra, epidemias, etc. Podem ter um efeito importante sobre a capacidade de funcionar da empresa e sobre os mercados dos produtos.
Sob um ponto de vista externo, o nível de perturbação deve ser igual para todas as empresas mas, de um ponto de vista interno, o nível de perturbação que um tal evento pode provocar numa dada empresa dependerá de quão bem preparada esta estiver para reagir ao que acontece. Por exemplo: se uma empresa dispuser de inventário adequado de matéria-prima e de produtos acabados poderá ter a possibilidade de prosseguir as vendas, enquanto que outra empresa com níveis de inventário mais baixos pode sentir dificuldades.
Estes eventos podem ocorrer de repente, com poucas possibilidades de intervenção da gestão. No entanto, para alguns deles, é provável que pelo menos alguma informação, retirada da imprensa e apresentada no Business Report dos Relatórios de Gestão, dê alguma pista do que poderá suceder.
É indispensável que leia os BUSINESS REPORT já que podem conter informação importante sobre alterações dos custos (por exemplo, preços das matérias-primas) ou de outros fatores que não são necessariamente constantes no decurso da simulação.
A gestão deve ter o entendimento de que embora esta espécie de perturbação possa não afetar o mercado consumidor diretamente, ela pode ter um efeito indireto na confiança dos consumidores, o que levará a uma redução das encomendas.
Nota: embora possam ocorrer tais acontecimentos mundiais, não é certo que venham ocorrer efetivamente.
MARKETING
O departamento de marketing da empresa é responsável pela geração de demanda para os produtos e pela sua venda em concorrência com as empresas rivais. Para ser bem sucedido, tem de ter uma boa estratégia de marketing.
No Mercosul e na Nafta vende aos varejistas através de
agentes e distribuidores
que, por sua vez, os vendem ao público em geral. Os varejistas são,
nestes mercados, o alvo principal do seu esforço de marketing. Também
pode vender diretamente ao público em todo o mundo através da Internet.
As vendas pela Internet também alcançam o público do Mercosul e da NAFTA,
pois estarão, ao mesmo tempo, competindo com os seus agentes nessas
áreas. A demanda variará em função do estado da economia em geral e do
esforço de marketing das empresas. Os varejistas e o público em geral
são também alvos das empresas rivais que vendem produtos concorrentes
dos seus.
Cada produto tem uma imagem de mercado que deverá tentar promover no intuito de incrementar as vendas. Esta imagem é criada ao longo do tempo e afetada por um certo número de fatores tais como a qualidade do produto, a confiabilidade, a publicidade, o preço e os prazos de entrega e que têm uma importância variável relacionada com os mesmos fatores dos produtos da concorrência.
Alguns desses fatores estão diretamente sob o seu controle e são por si decididos como parte do plano de marketing. Outros, como as alterações do ambiente econômico ou as atividades dos concorrentes, terão de ser levados em conta quando prepararem o plano.
INFORMAÇÃO
Para os ajudar nas previsões, está disponível gratuitamente, alguma informação econômica e sobre a atividade da concorrência no último trimestre. Esta informação é constituída por:
- Preços de venda dos produtos;
- Número total de empregados;
- Valor do salário base dos operários especializados;
- Número de agentes e distribuidores.
Além desta informação gratuita, também é possível decidir adquirir
a informação fornecida por uma empresa especializada, que acompanha as
vendas de cada produto e fornece dados sobre a participação de mercado
da sua empresa e das concorrentes. Isto custará um valor fixo
cada vez que for solicitado.
Esta informação fornece as quotas de mercado (Market Share) de cada uma das empresas concorrentes nas seguintes áreas:
- Mercado Mercosul;
- Mercado NAFTA;
- Internet.
Se assim desejarem, podem também decidir encomendar um estudo de mercado sobre as atividades e produtos dos concorrentes. O estudo custará um valor fixo sempre que encomendado. Isto inclui:
- A quantia total gasta, por cada uma das empresas, em Publicidade;
- A quantia total gasta, por cada uma das empresas, em Pesquisa e Desenvolvimento;
- A opinião dos consumidores sobre a concepção e qualidade dos produtos;
- A opinião dos consumidores sobre a qualidade do website (se relevante).
PREÇOS
Em todos os trimestres vocês terão de rever e decidir os preços a que irão vender os produtos.
O preço que é decidido para cada produto corresponde ao valor que vai cobrar aos seus agentes e distribuidores por cada unidade entregue. Serve igualmente de referência para o preço a ser cobrado nas lojas. Os seus agentes no Mercosul e distribuidores na Nafta realizam a maioria dos lucros a partir da comissão que lhes paga baseada, respectivamente, no valor das encomendas e das vendas.
Na Internet o preço que decidir será o preço que o consumidor virá a pagar, acrescido dos custos de entrega.
Os consumidores destes produtos são bastante sensíveis ao preço, embora não todos em igual grau, com preços relativamente elevados tendem a um menor número de encomendas e preços mais baixos tendem a um maior número de encomendas. A redução dos preços, como meio de obter mais encomendas, só funciona até determinado ponto - o público suspeita de preços muito baixos.
Todos os preços são decididos em Moeda Mercosul (MM) independentemente do mercado em que se verificam as vendas. Dado que os preços na NAFTA e na Internet são decididos em Moeda Mercosul (MM), mas passados ao consumidor final em Dólares, as flutuações na taxa de câmbio Moeda Mercosul/Dólar afetarão a demanda e a sua capacidade de ser competitivo nesses mercados. Ao fixar os preços deve, por isso, ter em conta a taxa de câmbio.
Se decidirem deixar de vender um ou mais produtos, introduza um preço "0" zero na folha de decisões. Em consequência, não receberá, no próximo trimestre, quaisquer encomendas desse(s) mercado(s) para esse(s) produto(s).
QUALIDADE DOS PRODUTOS
Para além da concepção (ver abaixo), terão que decidir a qualidade do material dos produtos através de decisões tomadas no momento do planejamento da produção. De um modo geral, quanto mais aumentar o tempo que os operários especializados demoram a montar um produto, melhor será o seu acabamento e maior a sua qualidade.
É possível ocorrer o envio de produtos ao mercado que sejam nocivos para o ambiente e/ou para os consumidores. Além do custo da correção do defeito, podem resultar graves prejuízos para a sua imagem de marca, levando à perda da confiança dos consumidores e, consequentemente, à redução das encomendas.
Também pode melhorar a qualidade de fabrico e a confiabilidade dos produtos utilizando matéria-prima de qualidade extra em vez da matéria-prima básica. É possível decidir utilizar tal matéria-prima na proporção que pretender, produto a produto. Também é menos provável que a matéria-prima de qualidade extra represente um perigo para o público. É, no entanto, significativamente mais cara.
Quanto mais atenção der à qualidade, melhor será a imagem dos produtos e maiores as quantidades que conseguirá vender (ver também a descrição do processo de controlo de qualidade).
Os produtos defeituosos podem ser devolvidos, para reparação ou substituição, dentro da garantia concedida pela empresa. Como é óbvio, quanto melhor for a qualidade menor será o número de produtos devolvidos.
O serviço de garantia é efetuado por empresas subcontratadas que faturam o trabalho efetuado a um preço combinado.
Os produtos vendidos pela Internet podem ser devolvidos ao seu agente de distribuição pela Internet. Uma empresa local repara tais produtos, de acordo com a sua garantia.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Um dos principais processos à disposição da empresa para se manter competitiva é através de desenvolvimentos na concepção e na tecnologia. Em cada trimestre, por esse motivo, deverá decidir quanto gastar em Pesquisa e Desenvolvimento com cada um dos produtos.
Independentemente da quantia que decidir investir, não há a certeza de que os seus esforços tenham um êxito imediato. Não subsistem, porém, quaisquer dúvidas de que quanto maior for o investimento maiores serão as probabilidades de obter melhoramentos para os produtos a médio prazo, e que o investimento sistemático é mais eficaz do que o esporádico. P&D tem um efeito cumulativo, ou seja, se realmente investir, mais cedo ou mais tarde esse investimento produzirá resultados.
Em cada trimestre há três resultados possíveis para o desenvolvimento dos produtos -- Quando são comunicados "PEQUENOS MELHORAMENTOS" estes já foram incorporados automaticamente nos produtos (sem ser necessária qualquer decisão), tendo um efeito fraco, mas imediato, nas vendas.
- Os "GRANDES MELHORAMENTOS" exigem mais cuidados antes da decisão de proceder à sua incorporação num determinado produto. A respectiva introdução tem um tal impacto que torna obsoletos os produtos existentes. Pode pretender dispor de tempo para esgotar o respectivo inventário ou para preparar o esforço de marketing, de modo que a introdução do melhoramento seja mais eficaz. Poderá, assim, decidir qual a altura em que deseja introduzir o grande melhoramento, de imediato ou em trimestres posteriores.
- "NENHUM" significa que o departamento de P&D não teve êxito no último trimestre. Isto, por si só, não é mau sinal, visto que P&D é um processo cumulativo. A seguir a um projeto bem sucedido o departamento começa a trabalhar num novo projeto que pode levar dois ou mais trimestres a dar frutos. Quanto mais investir menor deverá ser o período de desenvolvimento do novo projeto.
A introdução de melhoramentos tem como efeito melhorar a imagem dos produtos aos olhos dos consumidores, aumentando assim, junto destes, a respectiva valorização - provável aumento de estrelas - como resultado de pesquisa nos painéis dos consumidores. Se o esforço de P&D for pequeno ou se forem fracos os resultados obtidos, os produtos tenderão a tornar-se obsoletos, com a consequente deterioração da imagem de mercado e redução do número de estrelas atribuídas. No caso de descobrir que um dos seus produtos é nocivo para o ambiente e/ou para os consumidores, a publicidade negativa associada a este fato leva, geralmente, à perda de estrelas.
A qualidade da gestão também afeta as possibilidades de êxito do departamento.
Mais (Detalhes importantes sobre Pesquisa e Desenvolvimento
PUBLICIDADE
Para cada produto e em cada mercado, deverá decidir o montante a investir em publicidade:
- para auxiliar o esforço de curto prazo dos revendedores, fornecendo anúncios televisivos, publicidade para a imprensa, etc. Este tipo de publicidade tem um efeito limitado no mercado da Internet.
- para promover a imagem da empresa em todos os mercados, independentemente do produto, de modo a gerar simpatias, aceitação e confiança de longo prazo. A publicidade da imagem da empresa tem um efeito cumulativo, necessitando de um investimento regular durante um certo período de tempo, para dar resultados. Isto contribui não só para o aumento da quota de mercado dos produtos da empresa como também, e em conjunto com toda a publicidade, para o crescimento geral do mercado. Uma forte imagem é a principal influência sobre as pessoas para visitarem o Website, pelo que é um fator importante para o negócio da Internet.
Além da publicidade direta, é importante para os utilizadores da Internet que o Website reflita e mantenha a imagem da empresa, para tanto deverá decidir o montante a investir por trimestre no melhoramento da eficiência e da capacidade de atração do site.
Não há informação precisa em relação ao efeito da publicidade, sabendo-se apenas que afeta as vendas de produtos de modo diferente em mercados diferentes. O efeito nos mercados NAFTA e Internet dependerá também das variações da taxa de câmbio Moeda Mercosul/Dólar.
VENDAS
Pode-se vender os produtos utilizando dois canais:
- Varejistas, no Mercosul e na NAFTA que, por sua vez, os vendem pelo modo tradicional.
- Diretamente a clientes em todo o mundo (incluindo o Mercosul e a NAFTA) através da Internet.
Agentes no Mercosul
No Mercosul nomeia agentes que atuam em sua representação para vender e distribuir os seus produtos. Em cada trimestre, são necessárias três decisões:
- O número total de agentes que pretende ter no Mercosul (incluindo os já existentes), desde o início do trimestre a seguir ao próximo.
- O montante que está disposto a gastar com cada agente em cada trimestre. Este montante cobre despesas básicas de comercialização, contabilidade, supervisão, estudos de mercado, etc. Existe um valor mínimo por trimestre para cada agente, para cobrir alguns custos administrativos. Se decidirem gastar mais que o mínimo estipulado, maior será a área geográfica coberta e, consequentemente, melhores serão as vendas.
- A comissão, em percentagem, que pagará aos agentes em função do valor das encomendas recebidas em cada trimestre. Estas comissões serão a principal fonte de receita dos agentes. Altas comissões os motivarão para serem mais agressivos nas vendas e irão compensá-los pelo fato de o preço dos produtos vendidos pela Internet tenderem a ser inferiores aos preços praticados normalmente no varejo.
Como o mercado do Mercosul é bastante grande, é provável que necessite de uma boa rede de agentes para cobrir toda a área geográfica. A respectiva eficiência dependerá do apoio que lhes conceder. Quanto mais alta for a comissão que receberem, maior será o esforço de vendas, especialmente se também os apoiar com um nível de publicidade adequado. Se desejar ter êxito na contratação e na retenção dos agentes, será necessário que ofereça tanto apoio como comissões razoáveis.
Distribuidores na Nafta
O mercado da NAFTA é mais dispendioso e difícil de penetrar, devido às tarifas alfandegárias e a dificuldades de distribuição. Para cobrir este mercado, a empresa deve nomear distribuidores que já possuam a própria rede de varejo. São necessárias três decisões em cada trimestre:
- O número total de distribuidores que pretende ter na NAFTA (incluindo os já existentes), desde o início do trimestre a seguir ao próximo.
- O valor do apoio financeiro a cada distribuidor, sujeito a um valor mínimo para cobertura de gastos gerais. Estes apoios financeiros são destinados a cobrir custos básicos da distribuição dos produtos. A eficiência dos distribuidores aumentará em função destes apoios, mas também será afetada pelos valores relativos dos índices de preços e pelas variações da taxa de câmbio Moeda Mercosul/Dólar.
- A comissão, em percentagem, a atribuir aos distribuidores, é calculada em função das vendas realizadas.
De um modo geral, os mesmos fatores que motivam os agentes no Mercosul motivam os distribuidores na NAFTA. No entanto, os distribuidores não são vendedores ativos dos produtos. Em vez disso, respondem à demanda criada pela publicidade. As comissões não pretendem estimular a demanda dos produtos, mas contribuem para o lucro dos distribuidores. Também aqui será necessário fornecer apoio adequado e comissões razoáveis.
Mais (Detalhes importantes sobre agentes e distribuidores)
Internet
Através da Internet é possível vender diretamente aos consumidores de todo o mundo. O número de encomendas que conseguirão não depende só dos fatores usuais de marketing como os preços (mais frete), a publicidade, a qualidade e a disponibilidade dos produtos, mas também da facilidade de acesso e da capacidade de persuasão do Website, com todos estes fatores apoiados numa forte imagem da empresa. A publicidade a curto prazo tem como função informar os clientes do que está disponível no Website.
São necessárias quatro decisões cada trimestre;
- o número de portas (isto determina a capacidade do Website);
- o montante dispendido no desenvolvimento do Website;
- o montante pago ao distribuidor (ver a Tabela 3) - isto influenciará a eficiência e os cuidados tidos com o seu negócio;
- a percentagem de comissão paga ao distribuidor sobre o valor das vendas (isto também influenciará a eficiência e os cuidados tidos pelo distribuidor).
Um problema do comércio eletrônico está ligado à existência generalizada de computadores com acesso à Internet, o que está longe de ser um fato universal. Outro, é o competir diretamente com os canais tradicionais de venda dos seus produtos. As vantagens são não estar dependente de intermediários e os pagamentos serem efetuados por meio de cartão de crédito, o que significa ser pago de imediato.
O processamento das encomendas e dos pagamentos por cartão de crédito é realizado por software seguro de comércio eletrônico. As encomendas são depois enviadas para um único agente de distribuição da Internet para serem preparadas, embaladas e enviadas para os clientes. A eficiência e o cuidado com que isto é feito afetam a imagem da empresa, pelo que um mau serviço do seu agente terá reflexos negativos na empresa e nos produtos. Inversamente, a eficiência e a rapidez do serviço valorizam estes fatores.
Mais (Detalhes importantes sobre o website)
DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS
A disponibilidade dos produtos tem um efeito positivo no número de encomendas recebidas e é importante que o departamento de produção tenha capacidade para manter a satisfação das encomendas em dia. Os produtos acabados são enviados para o armazém dos agentes no Mercosul, para os distribuidores na NAFTA e para o distribuidor Internet. Todas as encomendas devem ser entregues o mais rápido possível e no mesmo trimestre em que são recebidas. Por isso deve tentar manter um inventário adequado de produtos disponíveis, em todos os mercados, de modo a satisfazer rapidamente qualquer encomenda. As encomendas só são convertidas em vendas quando os produtos são entregues. Caso não consiga satisfazer todas as encomendas recebidas, devido à falta de produtos acabados, no Mercosul ou na NAFTA, será formada uma lista de encomendas a aguardar entrega, o que originará clientes insatisfeitos e vendas perdidas que afetarão negativamente a imagem da empresa. Quanto maior for o número de encomendas por satisfazer maior será o efeito negativo de marketing.
A disponibilidade dos produtos tem ainda maior efeito na capacidade de comercializar via Internet. Os produtos para venda pela Internet são enviados da fábrica diretamente para o armazém do agente de distribuição. Se a demanda for maior que a disponibilidade de produtos o site não poderá aceitar mais encomendas, o que originará a perda de potenciais clientes. Isto levará ao declínio da imagem da empresa como fornecedor eficiente via Internet.
Detalhes importantes
No fim de cada trimestre, pelo menos metade das encomendas não satisfeitas nos mercados Mercosul e NAFTA serão canceladas pelos potenciais clientes. A carteira de encomendas que restar por satisfazer será transportada para o próximo trimestre como encomendas em atraso e será satisfeita assim que os produtos estiverem disponíveis.
Se entretanto decidir aumentar os preços ou, de qualquer modo, diminuir a qualidade dos produtos, mais encomendas em carteira serão canceladas no início do próximo trimestre e o número de encomendas canceladas na totalidade será então superior a metade.
Caso decidam terminar com a produção de um dos produtos, as encomendas que tiver em carteira ficarão para satisfazer ao preço do último trimestre.
As encomendas canceladas não irão imediatamente para a concorrência, mas terão tendência para ir nos próximos trimestres, devido à má imagem da empresa na entrega de produtos.
Na Internet, se houver falta de produtos para entrega, não poderão ser aceitas mais encomendas. Assim, embora não haja encomendas em atraso, há um efeito negativo para a imagem da empresa.
GESTÃO DO MARKETING
O esforço global de marketing depende de uma boa gestão. Portanto, o montante que decidir atribuir ao orçamento de gestão terá um importante efeito na qualidade da gestão das vendas e, consequentemente, no sucesso do seu esforço de marketing como um todo.
O esforço de vendas da empresa tem um custo indireto respeitante às despesas de funcionamento do departamento de vendas e à supervisão do esforço de marketing. Esse valor é calculado como um por cento (1%) do valor das encomendas obtidas em cada trimestre.
PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
O departamento de produção da empresa é responsável pela produção e distribuição dos produtos do modo mais eficiente e econômico possível, dentro dos padrões de qualidade definidos pelo marketing. Isto implica trabalhar com o departamento de marketing para assegurar que as respectivas previsões de vendas possam ser satisfeitas por um fluxo suficiente de produtos, tanto a curto como a longo prazo. Implica, também, trabalhar com o departamento de pessoal para assegurar que há força de trabalho suficiente para produzir o necessário a um custo razoável. E implica, ainda, um correto planejamento de modo a assegurar a existência de maquinaria suficiente e um eficiente aprovisionamento de matéria-prima.
Os três tipos de produtos que a empresa vende são produzidos na sua própria fábrica, a partir de um único tipo básico de matéria-prima. Os produtos são fabricados em dois processos sequenciais:
- Maquinação, que consiste na fabricação dos componentes por meio
de máquinas, cada uma operada por quatro operários não especializados.
Aqui, é possível o trabalho por turnos. Além disso, ou em alternativa, pode efetuar o "outsourcing" de componentes
encomendando-os a subcontratantes para entrega no trimestre a seguir ao próximo
(ver abaixo subcontratação ).
- Montagem, onde os componentes produzidos são montados em produtos finais e embalados por operários especializados, que só trabalham a um turno.
A Tabela 5 mostra as quantidades de matéria-prima necessárias para cada produto e os tempos mínimos necessários em cada um destes processos para fabricar uma unidade de cada produto.
Dados os diferentes requisitos de espaço para máquinas e operações de montagem, pode ter necessidade de ter em consideração a área total de produção necessária para a combinação de produtos que pretende fabricar. Note que apenas pode ser utilizada uma fração da área total da fábrica, dada a necessidade de espaço para circulação, acesso, etc.
O número de produtos que podem ser produzidos na fábrica em qualquer trimestre depende ou do número de componentes disponíveis (quer maquinados na fábrica, quer obtidos por "outsourcing"), ou da capacidade da oficina de montagem em montar estes componentes, o que for menor.
A capacidade de produção nunca será limitada pela escassez de matéria-prima dado ser sempre possível adquiri-la no mercado de ocasião, ainda que a um preço mais elevado (ver abaixo).
MÁQUINAS
A capacidade das máquinas, em termos de horas produtivas, depende do número de máquinas de que dispõe na fábrica (ver Investimento), e do número de turnos que decidirem empregar, às quais se deverão subtrair o número de horas perdidas por avaria e a menor velocidade de maquinação provocada pelo envelhecimento das máquinas.
O número efetivo de horas-máquina pode ainda ser seriamente reduzido por falhas graves nas máquinas, que originem perdas de vários dias no tempo de produção, enquanto a máquina for reparada. Se este tempo perdido originar perdas de vendas, criando encomendas em atraso, o valor das vendas perdidas pode ser recuperado através da companhia de seguros. Também pode ser recuperado o custo das reparações.
Para cada um dos três níveis de turnos em que pode trabalhar é dado o número máximo de horas disponíveis para produção em cada trimestre para cada máquina.
Detalhes importantes
Os tempos de maquinação dados na Tabela 5 são relativos à produção de um conjunto de componentes prontos para serem montados no produto final. São tempos de maquinação para máquinas novas com 100% de eficiência. À medida que as máquinas envelhecem ou vão sofrendo maior desgaste com uma utilização mais intensa, tornam-se menos eficientes, demorando, portanto, mais tempo na produção dos componentes de cada produto.
Com um programa de manutenção preventiva (ver abaixo), consegue-se retardar, ou mesmo inverter, este envelhecimento. De qualquer modo, a partir de determinada altura a máquina atingirá um tal nível de ineficiência que será melhor vendê-la e substituí-la por uma nova. Outra consequência da idade das máquinas é a maior frequência de avarias, perdendo-se assim tempo de produção até serem reparadas.
O cálculo do seguro das perdas nas vendas, é feito primeiro para o Produto 3, no Mercosul, depois na NAFTA e finalmente na Internet; em seguida para o Produto 2 e finalmente para o Produto 1, até que sejam cobertas todas as perdas de vendas atribuíveis especificamente à perda de capacidade das máquinas.
CONSERVAÇÃO DAS MÁQUINAS
A conservação das máquinas é feita por uma empresa de manutenção independente. Em cada trimestre tem que decidir o número de horas de conservação por máquina que deseja contratar.
Existe um custo fixo por hora contratada para cada máquina que inclui trabalho, sobresselentes, materiais, ferramentas e supervisão.
A primeira prioridade do esforço de conservação será a reparação de máquinas avariadas. Qualquer tempo disponível, dentro do contrato, será utilizado em manutenção preventiva, fora das horas normais de trabalho.
Quando há uma avaria grave numa máquina, a reparação é efetuada pela empresa de manutenção normal, como de costume. O custo deste trabalho (que pode ter necessidade de ser executado a um preço de emergência) pode ser acrescido à declaração trimestral de seguro, desde que disponha da cobertura apropriada.
Quanto mais manutenção preventiva puder fazer, menor número de avarias terá e menor será o tempo de reparação de uma máquina que avarie. A manutenção preventiva também diminui a velocidade de envelhecimento das máquinas.
Se as horas de conservação contratadas não forem suficientes para cobrir os tempos de reparação, terá de contratar horas adicionais para realizar este importante esforço, que serão cobradas a um preço mais elevado por hora.
SUBCONTRATAÇÃO
Pode decidir subcontratar a fornecedores externos parte de, ou todo, o seu trabalho de maquinação além de, ou em vez de, fabricar os componentes nas suas instalações.
No entanto, os componentes subcontratados que encomendar no próximo trimestre não estarão disponíveis para montagem nesse trimestre: serão entregues no trimestre a seguir ao próximo. Poderá então fazer a respectiva montagem com qualquer componentes fabricados na sua fábrica.
O preço atual da matéria-prima, as suas decisões sobre utilização de matéria-prima de qualidade extra, e a taxa de câmbio determinarão o custo dos componente subcontratados. É apresentado no Relatório de Gestão do último trimestre o intervalo de custos para cada produto, mas o custo final dependerá da percentagem de matéria-prima de qualidade extra utilizada.
Ao elaborar o plano de produção, o departamento de produção utilizara primeiro quaisquer componentes subcontratados. Se necessário, será então utilizada a fabricação interna para completar o plano.
Quaisquer componentes que sobrem após cumprido o plano de produção, serão conservados em inventário como 'produção em curso' para montagem posterior. Tal inventário é valorizado a preço de compra.
Se dispuser de espaço suficiente, será possível armazenar na fábrica a produção em curso.
Caso contrário, será necessário que a conserve em armazéns externos a um preço apresentado na Tabela 13.
MONTAGEM
Além da limitação imposta pela capacidade das máquinas (e/ou pelo número de componentes subcontratados), a produção da fábrica depende também do número de operários especializados a trabalhar na linha de montagem dos produtos acabados.
Cada produto tem um tempo de montagem mínimo mas, como parte da sua política de marketing (ver acima), deve-se decidir os tempos a serem utilizados. Quanto maior for o tempo de montagem, melhor será a qualidade dos produtos (mas só até um certo ponto).
Tomada a decisão referente ao tempo de montagem por unidade de cada produto acabado, o número de unidades de cada um que poderá então produzir e a combinação de produtos, dependerá do número de operários especializados que empregar, a que terá de deduzir as faltas e as greves.
Os operários especializados só trabalham no turno de dia (turno único), até um número máximo de horas por trimestre. Não há limite para o número que pretender empregar, desde que consiga recrutá-los e disponha de espaço suficiente. Depois de ter em conta a área ocupada pelas máquinas (ver a Tabela 26) a área restante da fábrica pode limitar o número de operários especializados que pode empregar com vantagem.
Os operários especializados podem sofrer acidentes graves como qualquer outra pessoa, tanto no trabalho como em casa. As ausências prolongadas podem afetar seriamente o plano de produção e originar perdas de vendas. Quando isto acontecer uma agência de serviços fornece trabalhadores temporários para a montagem, a um preço por hora que é o dobro do que paga aos trabalhadores. Entretanto continua a pagar ao empregado que está de baixa.
Se tiver cobertura de seguro (ver abaixo) estes custos adicionais serão participados à companhia de seguros no trimestre, para serem ressarcidos.
Também pode-se tentar aumentar a motivação, reduzir o absentismo, e melhorar a segurança gastando mais com a gestão e a formação do pessoal.
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
Todos os trimestres será necessário decidir o número de unidades de cada produto que planejam entregar em cada mercado. Este plano de entregas é o principal conjunto de decisões com que se preocupa o departamento de produção.
Normalmente o número de unidades de cada produto realmente fabricado será o que consta do plano de entregas mais as unidades que substituíram as originais recusadas como defeituosas, quer na montagem quer na inspeção do controle de qualidade.
Além dos custos de mão-de-obra e de matéria-prima, que serão descritos posteriormente, há certos custos semifixos que são imputados ao departamento de produção. A saber:
- custo por turno, de supervisão;
- custo por máquina, de gastos gerais de produção;
- encargo por hora-máquina, de custos de funcionamento;
- encargo por planejamento da produção, por cada unidade a ser entregue.
Detalhes importantes
Se o plano de produção for demasiado ambicioso porque não dispõe de suficiente mão-de-obra especializada ou de capacidade de máquinas (e produção em curso) o número de unidades fabricadas será ajustado de acordo com os recursos disponíveis. Por outro lado, qualquer produto abaixo das normas será rejeitado pelo controle de qualidade e as restantes serão expedidas proporcionalmente ao número de entregas do plano original. Quando o plano de produção for reduzido pelas razões citadas, nas decisões que serão reproduzidas no Relatório de Gestão do próximo trimestre, os números alterados aparecerão assinalados com um asterisco (*).
Qualquer inventário de produto não vendido num determinado mercado, no fim de um trimestre, será armazenado para venda no próximo trimestre. Contudo pode decidir fazer regressar o inventário em excesso no agente Internet e/ou no Mercosul, para redistribuição por outros mercados, especificando uma quantidade negativa na Folha de Decisões. Na NAFTA, não pode haver devolução de inventário.
Se não tiver agentes em qualquer dos mercados, não poderá enviar produtos para esses mercados porque não terá ninguém para os comercializar. Qualquer decisão nesse sentido, será considerada como '0' (zero).
Os produtos rejeitados no processo de produção são vendidos para sucata e, evidentemente, reduzem o número de unidades disponíveis para entrega. Mas, se a fábrica tiver capacidade de produção disponível, fabricará automaticamente produtos adicionais para substituir os rejeitados, de modo a serem satisfeitas as entregas.
CONTROLE DE QUALIDADE
O departamento de controle de qualidade inspeciona os produtos no decurso do processo de produção. O custo de inspeção por unidade é indicado na Tabela 10.
Inevitavelmente, alguns produtos apresentarão defeitos depois de estarem nas mãos do cliente e, consequentemente, serão devolvidos para reparação nos termos da garantia (ver acima). A reparação dos produtos devolvidos nestas condições é efetuada por agentes locais de reparação no Mercosul e na NAFTA que faturarão o trabalho efetuado (a preços fixos). A reparação dos produtos devolvidos ao Distribuidor Internet é feita por uma empresa local pelos mesmos preços (que incluem frete).
Pode acontecer de os produtos serem expedidos com defeitos de concepção ignorados ou serem fabricados com matéria-prima de qualidade inferior, de modo que se tornem perigosos para os consumidores que os compram. Se isto acontecer é devolvido um grande número de unidades, dentro da garantia, para reparação. Deverão ainda ser examinados e reparados os produtos que estiverem dentro do sistema de distribuição. Esta tarefa é realizada por empresas de reparação, que (devido às quantidades envolvidas) cobram 75% do preço normal fixado por unidade. Os custos adicionais de reparação, em incidentes deste tipo, são dirigidos no mesmo trimestre à seguradora da empresa, para posterior reembolso.
A qualidade dos seus produtos (e, portanto, o número de unidades devolvidas para reparação) depende do tempo decidido para que operários especializados realizem a montagem, de quão bem treinados e motivados estão, da qualidade dos materiais utilizados e também da eficiência do controle de qualidade.
DISTRIBUIÇÃO
É necessário decidir a quantidade de cada produto a enviar para o Mercosul, para a NAFTA e para o agente de distribuição pela Internet (a menos que os recursos disponíveis limitem a capacidade de produzir tais quantidades). Os produtos são enviados para os armazéns dos agentes e distribuidores que debitam o custo da armazenagem.
Ao circularem no sistema de distribuição, os produtos podem ser perdidos, roubados ou podem deteriorar-se de tal modo que não cheguem ao destino final em condições de serem utilizados, tendo de ser descartados. Dependendo do nível de inventário em armazém, perdas deste tipo podem levar a encomendas em atraso e perda de vendas. Se isto ocorrer, a companhia de seguros cobrirá na íntegra o valor das vendas perdidas, desde que se tenha o seguro adequado. As perdas de unidades de produto que não levem a perda de vendas (porque o inventário é suficiente) são reembolsadas ao valor de inventário (Tabela 21).
Os tempos de viagem para o agente Internet e para o porto de embarque para a NAFTA têm uma duração fixa. Os distribuidores da NAFTA são responsáveis pelo transporte desde o porto na NAFTA. Os tempos de viagem para o Mercosul são de ida e volta e dependem do número de agentes que trabalham para a sua empresa.
As entregas aos agentes e distribuidores são feitas em contêineres de dimensões standard transportados por meios alugados. Podem transportar-se, em simultâneo, produtos diferentes. Os contêineres parcialmente cheios são cobrados ao preço dos contêineres completos.
Detalhes importantes
As entregas têm um custo diário
global que inclui o aluguel de contêineres e os custos de transporte.
O custo total das entregas ao agente de distribuição pela Internet e aos distribuidores NAFTA dependerá de:
- número de fretes necessários - que é determinado pelo
- número de unidades de produtos que especificou para entrega e
- pela capacidade dos contêineres (em unidades de produto),
- pela distância fixa a percorrer e
- pela distância máxima que pode ser percorrida num dia.
As unidades dos produtos acabados são armazenadas no Mercosul (incluindo as do mercado Internet) e na NAFTA a um dado preço por unidade, sendo o custo total baseado na quantidade média trimestralmente armazenada. A armazenagem na NAFTA é debitada em Dólares e convertida em Moeda Mercosul (MM) à taxa de câmbio apresentada no Relatório de Gestão do último trimestre.
COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA
Os três produtos são feitos da mesma matéria-prima básica, mas a quantidade de matéria-prima varia produto a produto. Além disso pode decidir utilizar uma fração qualquer de matéria-prima de qualidade extra em alguns ou em todos os três produtos.
Será necessário decidir como comprar a matéria-prima básica. É possível comprá-la, ao preço corrente, para entrega no próximo trimestre, ou no Mercado de Futuros para entrega a três ou seis meses. A informação sobre estes preços é fornecida no Relatório de Gestão do último trimestre.
Não existem custos de armazenagem para matéria-prima encomendada para entrega futura, mas a matéria-prima é considerada sua propriedade e valorizada no balanço desde o momento em que é encomendada. Quando a matéria-prima for entregue poderá ter que suportar custos de armazenagem (ver abaixo) se não dispuser de espaço suficiente na fábrica, tendo em conta a área ocupada pelas máquinas e operações de montagem.
A matéria-prima de qualidade extra é comprada a fornecedores que negociam em materiais de qualidade superior e não prejudiciais ao ambiente. O preço de tal matéria-prima é uma percentagem fixa acima do preço corrente. As entregas de matéria-prima de qualidade extra são feitas numa base 'just-in-time' para satisfazerem o plano de produção e, por isso, não é necessário ter a matéria-prima em inventário. Deverá decidir a proporção a utilizar da matéria-prima de qualidade extra, produto a produto.
Detalhes importantes
A matéria-prima encomendada no próximo trimestre será faturada no mesmo trimestre com base nos preços cotados em Dólares no último trimestre. O valor equivalente em Moeda Mercosul (MM) é pago em duas partes: 50% imediatamente e 50% no trimestre seguinte. Não se considera nenhuma diferença de câmbio entre estes dois pagamentos parciais. A segunda parte do pagamento será reportada no Balanço, em fornecedores, até ser paga no trimestre a seguir ao próximo.
Se o plano de produção exigir mais matéria-prima do que a disponível para utilização no próximo trimestre, a matéria-prima necessária para completar a produção será comprada automaticamente no Mercado de Ocasião. Estas compras de emergência são efetuadas a um preço mais elevado.
O departamento de compras e armazenagem tem encargos administrativos fixos por trimestre.
A matéria-prima é armazenada em local coberto, localizado nas instalações fabris, se possível. Para além do custo administrativo fixo (ver acima), não existe qualquer outro custo específico para manter a sua área de armazenagem.
O espaço disponível depende da área das instalações fabris e de como esta está a ser utilizada (ver a Tabela 26). Se o espaço disponível for insuficiente, a matéria-prima em excesso terá de ser recolhida em armazéns comerciais próximos a um preço trimestral por unidade, sendo o custo total baseado na quantidade média armazenada.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Um Fornecedor de Serviços da Internet (Internet Service Provider - ISP), que lhe vende capacidade de instalação de website, fornece o acesso à internet. Se pretender fazer negócio através da Internet, o seu Website tem de ter capacidade suficiente para suportar o volume de tráfego que pode gerar. Esta capacidade é definida em termos do número de "portas" de acesso que lhe são atribuídas.
Será necessário decidir o número de portas de que quer dispor, mas qualquer alteração tem um prazo de execução de um trimestre e, por isso, não estará completamente operacional antes do trimestre a seguir ao próximo.
O tráfego do Website variará de dia para dia e, também, durante o dia, pelo que não é fácil a decisão sobre o número de portas a instalar. Se não for possível dar resposta pronta e eficiente, nas horas de pico, aos visitantes do Website a sua imagem de marketing pode declinar fortemente. O Relatório de Gestão do último trimestre apresenta três valores que podem ser muito úteis:
- A capacidade do sistema, no fim do último trimestre, em número de portas (como decidido);
- o número de visitas feitas ao Website no último trimestre;
- a percentagem de potenciais visitas ao Website em que a ligação falhou devido a capacidade insuficiente.
O Website está sujeito a um custo trimestral. Este inclui um custo por porta e um custo por volume a pagar pela segurança, pela utilização do pagamento por cartão de crédito e por outras funcionalidades de uso comercial. A quantia total gasta por trimestre é um custo do departamento de Marketing e é paga ao ISP no mesmo trimestre.
O software determina a qualidade do Website (capacidade atrativa, facilidade de utilização, etc.) e deverá decidir quanto gastar com o desenvolvimento do Website que é fundamentalmente desenvolvimento do software.
Pesquisas regulares e independentes atribuem "Classificações por Estrelas" que mostram como os clientes valorizam o Website. Cinco estrelas é a melhor classificação possível; uma estrela é a pior. Solicitar esta informação dá origem a um custo adicional.
Mais (Detalhes importantes sobre o website)GESTÃO
Uma boa gestão afeta todas as suas operações. O montante que decidir atribuir ao orçamento de gestão terá, por conseguinte, um efeito importante sobre a qualidade das operações e sobre o êxito da empresa em enfrentar a concorrência.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O departamento dos recursos humanos é responsável por assegurar à empresa a mão-de-obra suficiente para funcionar convenientemente e que a força de trabalho seja eficiente e esteja motivada. Os trabalhadores são recrutados num mercado de trabalho competitivo, onde cada pessoa pode mudar de uma empresa para outra à procura das melhores condições. A incapacidade de recrutamento de pessoas no mercado de trabalho pode afetar significativamente a possibilidade da empresa funcionar eficazmente.
A força de trabalho da empresa pode ser dividida em quatro grupos:
- Operários de máquinas, não especializados - que fabricam os componentes dos produtos que a empresa produz.
- Operários da montagem, especializados - que, com os componentes fabricados na seção de máquinas, montam os produtos acabados.
- Outros trabalhadores - pessoal de armazém, funcionários de escritório, gestores intermediários (supervisores e gerentes), etc.
- Gestores de topo (diretores).
Todos os tipos de trabalhadores podem sair da empresa por aposentadoria, doença ou porque vão trabalhar para empresas concorrentes que parecem oferecer melhores condições. Os trabalhadores sairão sempre ao final de um trimestre.
A fim de conseguir cumprir o plano de entregas, torna-se necessário o recrutamento de operários em número suficiente para responder às suas necessidades de produção e para compensar a saída de pessoal por motivo de aposentadoria ou de mudança para outras empresas.
A gestão dos recursos humanos tem dois aspectos específicos - recrutamento e motivação.
Na simulação, os outros trabalhadores estão inseridos no contexto dos respectivos departamentos e os respectivos custos estão ligados diretamente com os custos departamentais. Não será necessário tomar decisões sobre eles.
Os gestores de topo são tratados mais abaixo.
RECRUTAMENTO
Operários Especializados
Os trabalhadores especializados da montagem resultam de uma formação intensiva e podem ser difíceis de recrutar.
Será necessário decidir quantos operários especializados se pretende recrutar (ou despedir). O recrutamento faz-se tanto a partir de pessoal desempregado como a partir daqueles que se já trabalham em outras empresas. Note, no entanto, que o recrutamento nem sempre tem êxito - é possível não conseguir recrutar ninguém!
O sucesso neste recrutamento depende não só do nível médio atual da remuneração (e não apenas do salário base) do pessoal que já emprega, mas também da motivação, da qualidade dos produtos fabricados e da eficiência do departamento de pessoal.
Também depende do nível de desemprego existente. Se este for baixo, o recrutamento pode tornar-se muito difícil e dependerá da sua capacidade para atrair pessoal de outras empresas, o que poderá conduzir a uma grande instabilidade no mercado de trabalho.
Em alternativa, de modo a obter um pequeno número de operários especializados, pode decidir formar pessoal não especializado desempregado. Embora mais caro que o recrutamento, a formação garante a obtenção do número de pessoas formadas.
Quer decida recrutar ou formar, os novos empregados só estarão disponíveis para a produção no trimestre a seguir ao próximo. Além disso, poderá estar limitado pelo espaço disponível nas instalações fabris para mais operários especializados (ver a Tabela 26). Se o espaço for insuficiente, as suas decisões serão reduzidas para valores possíveis (que podem ser zero).
Operários não Especializados
O funcionamento de cada máquina necessita, em cada turno, de quatro operários não especializados. Qualquer alteração no número de máquinas ou no número de turnos implica uma maior ou menor necessidade de operários não especializados.
Tal como os operários especializados, os operários não especializados podem pedir demissão se sentirem que as condições de trabalho na sua fábrica são inferiores às da concorrência.
Como no mercado de trabalho existem sempre operários não especializados disponíveis, quaisquer necessidades de novos trabalhadores são resolvidas automaticamente a um nível inferior de gestão da empresa, não necessitando de decisões ativas a um nível de gestão de topo. Quando forem necessários mais trabalhadores, o supervisor de turno terá sempre a possibilidade de contratar o número de trabalhadores necessários no mercado de trabalho, no início do próximo trimestre.
Mais (detalhes importantes sobre o recrutamento)FORMAÇÃO DO PESSOAL
Para além da formação dos operários não especializados para se tornarem operários especializados (como descrito acima), também é possível decidir proporcionar formação ao restante pessoal para melhorar a motivação, o espírito de equipe e a eficiência.
Esta formação 'durante o trabalho' é dada por consultores externos e pode trazer benefícios imediatos e a longo prazo para a empresa. Os resultados de tal formação podem, no entanto, ser variáveis.
A formação é avaliada em dias de consultor e debitada a um preço por dia (ver a Tabela 15). De um modo geral, um consultor pode dar formação a, entre 5 e 10 empregados por dia.
REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES
Além de assegurar que a empresa tenha os trabalhadores necessários, o departamento de recursos humanos tem de gerir os custos da força de trabalho ao mesmo tempo que a tenta motivar. Embora a gestão de topo decida o valor dos salários, o modo como os trabalhadores são utilizados pode ter um efeito significativo não só na motivação mas também nas remunerações. As horas extraordinárias e os subsídios de turno podem ser controlados de modo a manter os custos baixos. Mas estes elementos só podem ser geridos eficientemente no contexto das condições econômicas atuais e da estratégia de produção e de marketing.
Operários Especializados
Os operários especializados são pagos à hora, sendo o valor do salário decidido todos os trimestres. Este salário base está sujeito a um acordo com o sindicato que não permite reduções. Ao mesmo tempo, a associação dos industriais controla os aumentos salariais não permitindo que sejam superiores a aproximadamente 15% do valor mais alto do último trimestre. Um aumento do salário base é implementado no início do próximo trimestre.
Operários não Especializados
É possível alterar a capacidade de produção da oficina de máquinas instalando mais máquinas, vendendo máquinas existentes ou alterando o número de turnos (ver acima máquinas). Mudanças deste tipo irão afetar diretamente as condições de trabalho e os gastos com salários.
Outro Pessoal
Os custos dos outros trabalhadores da empresa estão inseridos nos custos dos departamentos onde trabalham. Este outro pessoal inclui: administrativos, pessoal de armazém, pesquisadores, etc.
Gestão de Topo
A sua equipe assume o papel do Conselho de Administração da empresa e pode ser constituída por um Diretor Geral e pelos diretores de Marketing, Produção, Recursos Humanos e Finanças. Vocês terão de decidir o montante do orçamento de gestão que servirá para pagar os serviços e a consultoria, externos, os vencimentos dos diretores e as despesas gerais de gestão. O orçamento de gestão influencia a qualidade geral da gestão que por sua vez afeta a eficiência de toda a empresa.
Mais (detalhes importantes sobre remunerações)FINANÇAS
O Departamento Financeiro é responsável por assegurar que os fundos da empresa são geridos eficientemente e de acordo com a estratégia da empresa. Isto implica uma variedade de atividades como o controle da rentabilidade, a gestão de outros ativos financeiros líquidos e dos empréstimos, a gestão dos ativos fixos da empresa, os impostos e a política de dividendos. É fundamental que o departamento trabalhe estreitamente com a equipe de gestão para maximizar o desempenho do investimento que é o modo como é avaliada a empresa.
AÇÕES
A empresa é financiada pelo capital dos acionistas, sob a forma de ações de valor nominal de 1 Moeda Mercosul (MM 1), num valor total expresso no balanço da empresa.
As ações da empresa estão cotadas na bolsa e as últimas cotações das ações de todas as empresas aparecem todos os trimestres no Relatório de Gestão. A cotação das ações é influenciada por vários fatores.
É possível decidir:
- emitir mais ações;
- ou recomprar (e cancelar) ações no mercado.
Existem outras restrições à emissão ou recompra de ações. Por exemplo, nenhuma destas operações é permitida se a cotação das ações for inferior ao valor nominal (MM 1).
DIVIDENDOS
Todos os trimestres será necessário decidir o valor dos dividendos a serem pagos aos acionistas. São expressos em centésimos por ação (ou como uma percentagem do capital social).
Bons pagamentos de dividendos são um elemento importante do Desempenho do Investimento. Muitos acionistas interessam-se pelo aumento de capital que resulta do valor crescente das ações, mas outros, incluindo investidores institucionais tais como os fundos de pensões, dão muito valor a um fluxo consistente de dividendos.
Os pagamentos de dividendos são efetuados no início dos trimestres. O total de dividendos a pagar no próximo trimestre não pode exceder os Resultados transitados da empresa que constam do balanço do último trimestre. Se tentar pagar dividendos que excedam os resultados transitados, os dividendos serão reduzidos ao valor possível (o que pode ser zero).
DEPÓSITO A PRAZO
Se a empresa dispuser de fundos em excesso, é possível decidir aplicá-los num depósito por um período de 3 meses. Os depósitos a prazo vencem juros à taxa atual do Banco Central do Mercosul e tais juros serão creditados na sua conta bancária no fim do próximo trimestre.
Por omissão, o depósito a prazo será renovado no próximo trimestre por mais 3 meses, a não ser que decida alterar o montante. Tais depósitos serão debitados ou creditados na sua conta bancária no princípio do próximo trimestre (ver mais detalhes).
Se pretender reduzir (ou cancelar) o depósito a prazo, deve introduzir o montante negativo apropriado.
EMPRÉSTIMOS - Empréstimos a Prazo
É possível decidir realizar ou reforçar um empréstimo a prazo, a uma taxa de juro fixa. Neste tipo de empréstimo, o dinheiro provém de instituições de investimento que estão preparadas para se comprometerem com a sua empresa a longo prazo e para se tornarem parte da estrutura financiadora da mesma. O Potencial de Crédito, da empresa, apresentado no Relatório de Gestão do último trimestre, pode limitar (ou impedir) qualquer empréstimo a prazo.
O dinheiro é imediatamente creditado no início do próximo trimestre como numerário, ou automaticamente utilizado para amortizar a totalidade ou parte de algum financiamento obtido que possa ter - ver abaixo.
EMPRÉSTIMOS - Financiamentos Obtidos
Está disponível financiamento adicional por meio de financiamentos obtidos (empréstimo bancário flexível) a uma taxa de juro relacionada com a taxa de juro atual do Banco Central Mercosul.
O banco estabelece um limite máximo autorizado para o próximo trimestre, com base no ativo e passivo de curto prazo da empresa, tal como apresentado no balanço do último trimestre. O financiamento é utilizado e amortizado automaticamente, como ditado pelos requisitos de numerário.
Se precisar de mais fundos do que os permitidos pelo limite dos financiamentos obtidos, o banco continuará a financiar a empresa, mas sem garantia, por meio de financiamentos obtidos não autorizados.
A taxa de juro debitada pelos financiamentos obtidos não autorizados é muito mais elevada. Além disso, esta taxa de juro mais elevada é aplicada a todos os financiamentos obtidos, e não apenas ao excesso acima do limite autorizado.
Nesta simulação, continuarão a ser concedidos empréstimos bancários à empresa embora, em circunstâncias normais, fosse considerada insolvente.
Nenhuma empresa é declarada falida, mesmo que as ações deixem de ter valor.
Mais (Detalhes importantes sobre Finanças)
INVESTIMENTO - Imóveis
As instalações fabris da empresa (terrenos e edifícios) são por esta detidas na totalidade e têm o valor indicado no balanço. Não são feitas amortizações dos terrenos e edifícios.
O Relatório de Gestão mostra a área total dos terrenos que a empresa possui, e a área útil da fábrica. O espaço para escritório é constituído fundamentalmente por um piso superior na dianteira do edifício e, por isso, não influi no espaço total disponível para produção.
É possível decidir aumentar a área da fábrica (para proporcionar mais espaço para máquinas, operários especializados, inventário de matéria-prima ou trabalhos em curso), sujeito à limitação de dispor de terreno suficiente depois de ter em conta o espaço para acessos e estacionamento (ver a Tabela 26). Tais obras também podem ser limitadas pela sua situação financeira.
Com informação do balanço do último trimestre, o empreiteiro verifica a sua capacidade de crédito. Se esta for pelo menos igual ao custo total da expansão planejada, as obras se iniciam. Mas se a capacidade for inferior, o empreiteiro apenas concordará com obras mais pequenas (que podem não ser nenhumas).
Os trabalhos demoram quase um trimestre a se concluir, assim o espaço adicional apenas fica disponível no início do trimestre a seguir ao próximo. No entanto, quaisquer máquinas novas adquiridas no próximo trimestre podem ser instaladas no fim do trimestre (ver abaixo). O custo atual do trabalho de construção de novos edifícios (por metro quadrado) é apresentado no Relatório de Gestão.
INVESTIMENTO - Máquinas
É possível decidir comprar novas máquinas a um preço dado. Mas pode não conseguir encomendar algumas ou todas as máquinas de que necessita, a menos que a empresa tenha uma situação financeira sólida e disponha de espaço suficiente na fábrica.
O fornecedor de máquinas avalia a sua capacidade de pagar a partir da sua capacidade de crédito, que pode ser reduzida pelo custo de quaisquer trabalhos de construção (ver acima). Se a capacidade de crédito for pelo menos igual ao valor total das máquinas que pretende adquirir, o fornecedor aceitará a encomenda bem como o pagamento do valor total da compra. Se a capacidade de crédito for menor que o valor total da compra, o fornecedor só aceitará a encomenda para o número de máquinas que a capacidade cobrir (que, obviamente, pode ser zero).
As máquinas que comprar no próximo trimestre serão entregues e instaladas no fim desse trimestre. Ficarão disponíveis para utilização no trimestre a seguir ao próximo.
Ao longo da sua vida, o valor de cada máquina será amortizado trimestralmente, pelo método das quotas decrescentes.
Cada máquina instalada ocupa uma dada área na fábrica. Esta inclui o espaço necessário para acesso e para armazenamento temporário de materiais e de componentes prontos para montagem.
Quando decidir vender máquinas, as mais antigas são vendidas em primeiro lugar, no início do próximo trimestre, pelo respectivo valor líquido de amortizações no último trimestre. No entanto, devido a legislação sobre problemas ambientais, relacionados com contaminações e com a necessidade de tratamento seguro dos resíduos, existe um custo de desmontagem sempre que é vendida uma máquina. Os custos de desmontagem são incluídos em 'Outros custos'.
Além disso, dada a necessidade de desmontagem, o espaço libertado não ficará disponível para outra utilização antes do trimestre a seguir ao próximo.
SEGUROS
As atividades da empresa estão sujeitas aos riscos próprios de vários acontecimentos aleatórios que podem afetar o seu normal funcionamento:
- Toda, ou alguma, da matéria-prima existente em armazéns pode ser acidentalmente destruída por manuseamento descuidado, roubo, inundação ou incêndio.
- Riscos idênticos podem destruir todo, ou parte, do inventário de matéria-prima em trânsito ou em armazéns locais.
- Os operários especializados podem sofrer acidentes graves, domésticos ou de trabalho, que podem afetar a capacidade produtiva da fábrica.
- As máquinas podem sofrer avarias graves, que as impossibilitem de produzir durante longos períodos de tempo.
- Podem ser distribuídos e vendidos produtos com uma concepção deficiente, tendo mais tarde que ser recolhidos para alterações.
Para se precaver contra tais incidentes é possível decidir fazer um seguro que o proteja de perdas financeiras por eles causadas. A companhia de seguros oferece quatro planos em que a proporção de risco que a empresa está disposta a assumir por si própria sobe sucessivamente. Os prémios são calculados como uma percentagem do valor do ativo não corrente e inventário.
Uma quinta opção é não subscrever qualquer apólice de seguro, e neste caso estará completamente exposto aos vários incidentes possíveis e aos custos consequentes.
Outro fator que afetará o risco de acidentes graves será o nível do Orçamento de Gestão (Folha de decisões). Uma boa gestão gera um ambiente de trabalho mais seguro, assegurando que os procedimentos de Saúde e Segurança são bem implementados e que os produtos são bem concebidos. Uma má gestão tem tendência a gerar uma empresa de alto risco.
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Última atualização: 14/Ago/2016