Como funciona:

Uma equipe de 3 participantes assume o Conselho de Administração de uma empresa e a sua gestão de forma virtual. Analisando o passado recente dessa companhia, passa a delinear uma estratégia para um futuro próximo, devendo tomar decisões nas diversas áreas e avaliar os resultados obtidos, levando em conta a concorrência e a situação econômica do mercado. Esta competição de gestão e estratégia mede o "ROI - retorno sobre o investimento" para os acionistas, o valor de suas ações no final da competição e a distribuição de dividendos, após ter permitido a compra ou a venda de qualquer ação.

Ao gerir uma empresa em ambiente virtual, sem os riscos do mundo real, os competidores têm a oportunidade de:

  • Analisar indicadores financeiros e económicos;
  • Ampliar os seus pontos de vista sobre Estratégia Corporativa;
  • Interagir com as diferentes áreas funcionais de uma empresa;
  • Compreender as condições do mercado e a satisfação do cliente;
  • Conhecer o impacto de suas decisões sobre a própria Organização, dentro de um ambiente destinado a incentivar e desenvolver o trabalho em equipe;
  • Treinar o processo de tomada de decisão sob pressão.

O conceito de competição foi criado no ano de 1980 em Portugal pela SDG - Simuladores e Modelos de Gestão – em parceria com o jornal EXPRESSO e mais tarde, com o nascimento da SIC, o GMC também passou a contar com a cobertura de televisão.

O apoio do EXPRESSO e da SIC não só garantiram a cobertura nacional da competição, mas também contribuíram para o início do processo de internacionalização do GMC.

Benefícios para os participantes:

  • Experiência competitiva e inovadora;
  • Aprender ao gerir uma empresa virtual;
  • Desenvolver competências de gestão e estratégia;
  • Desenvolver competências de gestão de pessoas, trabalho em equipe e comunicação;
  • Ganhar experiência no processo de tomada de decisões;
  • Desenvolvimento de competências analíticas aplicadas a modelos de negócios;
  • Desenvolver relações e networking (outras equipes, empresas patrocinadoras, presença em eventos de dimensão nacional e internacional).

Benefícios para a empresa:

  • Motiva colaboradores através de uma formação baseada num conceito diferente: uma competição;
  • Formação de colaboradores utilizando uma plataforma inovadora, sofisticada e cativante;
  • Formação em ambiente virtual, mas muito exigente dos pontos de vistas estratégico e de comprometimento;
  • Fomenta o trabalho em equipe, o espírito de grupo e de compromisso;
  • Permite experimentar, por exemplo: colocar, em ambiente simulado, pessoas na gestão de áreas que não as suas;
  • Presença em vários eventos que permitem o intercâmbio entre os participantes dos vários países, onde partilham conhecimentos e experiências.

Sobre o simulador

O SDG e o EDIT 515 UK são parceiros no desenvolvimento e aprimoramento deste simulador. Seu objetivo é garantir que esteja atualizado, relevante e desafiador, a fim de atender às necessidades atuais da empresa participante e acompanhar a mais recente tecnologia.

O simulador foi projetado e desenvolvido por parceiros da EDIT 515 do Reino Unido, professores do Departamento de Pesquisa Operacional da Universidade de Strathclyde, na Escócia (assunto-chave para um Mestrado em Administração de Empresas da Escola de Negócios e Graduação desta Universidade).

Este simulador baseia-se num cenário realista do mundo dos negócios.

Várias empresas virtuais, representadas por igual número de equipes, competem entre si num mesmo ambiente econômico produzindo e comercializando uma pequena gama de produtos muito procurados pelos consumidores.

O objetivo das equipes é gerir uma destas empresas virtuais de modo que, no fim, a empresa esteja em melhor situação para enfrentar o futuro.

Todo o processo é online. As equipes postam as suas decisões em cada etapa da competição e o próprio simulador faz os cálculos para gerar os resultados.