GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE GMC BRASIL

A Maior Competição Mundial de Estratégia e Gestão

O GMC é a maior competição de estratégia e gestão internacional baseada em simulações de negócios, que já teve a participação de mais de 600 mil profissionais de empresas e estudantes universitários em todo o mundo e este ano comemora 40 anos com uma grande festa em Lisboa.

  • o GMC está presente em mais de 30 países.
  • mais de 600.000 participantes em todo o mundo.
  • mais de 40 nacionalidades envolvidas em finais internacionais.
  • simulador traduzido em 18 idiomas.

Como funciona o GMC Brasil: a equipe de 3 participantes assume o conselho de administração de uma empresa e a sua gestão de forma virtual.  Analisando o passado recente dessa companhia, passa a delinear uma estratégia para um futuro próximo, devendo tomar decisões nas diversas áreas e avaliar os resultados obtidos, levando em conta a concorrência e a situação econômica do mercado. Esta competição de gestão e estratégia mede o “ROI – retorno sobre o investimento” para os acionistas, o valor de suas ações no final da competição e a distribuição de dividendos, após ter permitido a compra ou a venda de qualquer ação.

Ao gerir uma empresa em ambiente virtual, sem os riscos do mundo real, os competidores têm a oportunidade de:

  • analisar indicadores financeiros e econômicos;
  • ampliar os seus pontos de vista sobre Estratégia Corporativa;
  • interagir com as diferentes áreas funcionais de uma empresa;
  • compreender as condições do mercado e a satisfação do cliente;
  • conhecer o impacto de suas decisões sobre a própria Organização,    dentro de um ambiente destinado a incentivar e desenvolver o trabalho em equipe;
  • treinar o processo de tomada de decisão sob pressão.

A MULTICOM, realizadora do evento, firmou uma parceria internacional com a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, empresa com sede em Portugal, para representar com exclusividade no Brasil o GMC-GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE, que é a maior competição de Estratégia e Gestão do mundo.

Os parceiros são a FCCE-Federação das Câmaras de Comércio Exterior,, a empresa LECTOR Tecnologia e a Fábrica de Soluções Web.

As parcerias são fundamentais para a realização do GMC no Brasil.. As equipes que se inscreveram no ano passado participaram  das  etapas do projeto, de setembro até dezembro, para chegarmos às oito equipes finalistas que disputam a final nacional aqui no Rio de Janeiro. A equipe vencedora dessa etapa nacional vai disputar a final internacional, que tem sido sempre em um país parceiro diferente“, comentou Jarbas Nogueira, sócio e CEO da Multicom e representante exclusivo do GMC Brasil

As equipes inscritas participam de diversas etapas desde setembro até dezembro.

A final nacional ocorre no primeiro trimestre do ano seguinte..

A final internacional, normalmente, é realizada no segundo trimestre.

O conceito da competição foi criado no ano de 1980 em Portugal pela SDG – Simuladores e Modelos de Gestão – em parceria com o jornal EXPRESSO e mais tarde, com o nascimento da SIC, o GMC também passou a contar com a cobertura de televisão.

Os apoios do EXPRESSO e da SIC não só garantiram a cobertura nacional da competição, mas também contribuíram para o início do processo de internacionalização do GMC.

 

Benefícios para os participantes:

  • experiência competitiva e inovadora;
  • aprender ao gerir uma empresa virtual;
  • desenvolver competências de gestão e estratégia;
  • desenvolver competências de gestão de pessoas, trabalho em equipe e comunicação;
  • ganhar experiência no processo de tomada de decisões;
  • desenvolvimento de competências analíticas aplicadas a modelos de negócios;
  • desenvolver relações e networking (outras equipes, empresas patrocinadoras, presença em eventos de dimensão nacional e internacional);

 

Benefícios para a empresa:

  • motiva colaboradores através de uma formação baseada num conceito diferente: uma competição;
  • formação de colaboradores utilizando uma plataforma inovadora, sofisticada e cativante;
  • formação em ambiente virtual, mas muito exigente dos pontos de vistas estratégico e de comprometimento;
  • fomenta o trabalho em equipe, o espírito de grupo e de compromisso;
  • permite experimentar, por exemplo: colocar, em ambiente simulado, pessoas na gestão de áreas que não as suas;

 

O modelo da competição nacional 

Todos os anos, em cada país participante, é realizada uma nova edição do GMC.

As Empresas patrocinadoras da competição também podem inscrever um determinado número de equipes para competir.

As equipes formadas por 3 participantes, podem ser formadas com colaboradores da empresa patrocinadora ou apoiadora do evento, universitários ou alguma outra alternativa que as empresas entendam ser interessante, como por exemplo, oferecendo equipes aos seus clientes/parceiros.

A competição está estruturada para começar online com um programa de trainee de 3 decisões. Depois começa oficialmente com 2 “rounds” online de 5 decisões cada, para encontrar as 8 melhores equipes da edição nacional do ano. Cada round terá duração de cinco semanas.

Essas 8 equipes finalistas irão defrontar-se numa final presencial de um dia, competindo num último “round” de 5 decisões para encontrar a equipe campeã nacional que representará o seu país na final internacional.

 

A final internacional 

O GMC-Global Management Challenge é uma competição organizada simultaneamente em mais de 30 países.

Todos os anos, cada país seleciona a sua equipe vencedora que os representará na final internacional.

No primeiro semestre do ano seguinte, um parceiro organiza a final internacional no seu país, onde o campeão mundial do GMC será encontrado, após 2 dias de competição.

A semifinal no primeiro dia e a final com as melhores 8 equipes no dia seguinte.

No terceiro dia, realiza-se o evento final que inclui a cerimônia de entrega de prêmios e o jantar de gala.

A empresa ganha com treinamentos mais dinâmicos e envolventes para líderes de qualquer idade e os participantes ganham algumas competências importantes, como gestão estratégica, tomada de decisão, visão de negócios, avaliação de riscos, trabalho em equipe, comunicação e liderança entre outras“, acrescentou Nogueira.

IMPORTANTE: as inscrições para a edição de 2020 do GMC Brasil já podem ser realizadas no site www.globalchallenge.com.br
Aceite o nosso desafio e inscreva agora a equipe da sua empresa ou da sua universidade.

–————————————————————

Informações:

Jarbas Nogueira

jarbas@multicombrasil.com

+55 21 99853-9500