Como funciona:
Uma equipe de 3 participantes assume o Conselho de Administração de uma empresa e a sua gestão de forma virtual. Analisando o passado recente dessa companhia, passa a delinear uma estratégia para um futuro próximo, devendo tomar decisões nas diversas áreas e avaliar os resultados obtidos, levando em conta a concorrência e a situação econômica do mercado. Esta competição de gestão e estratégia mede o "ROI - retorno sobre o investimento" para os acionistas, o valor de suas ações no final da competição e a distribuição de dividendos, após ter permitido a compra ou a venda de qualquer ação.
Ao gerir uma empresa em ambiente virtual, sem os riscos do mundo real, os competidores têm a oportunidade de:
- Analisar indicadores financeiros e económicos;
- Ampliar os seus pontos de vista sobre Estratégia Corporativa;
- Interagir com as diferentes áreas funcionais de uma empresa;
- Compreender as condições do mercado e a satisfação do cliente;
- Conhecer o impacto de suas decisões sobre a própria Organização, dentro de um ambiente destinado a incentivar e desenvolver o trabalho em equipe;
- Treinar o processo de tomada de decisão sob pressão.
O conceito de competição foi criado no ano de 1980 em Portugal pela SDG - Simuladores e Modelos de Gestão – em parceria com o jornal EXPRESSO e mais tarde, com o nascimento da SIC, o GMC também passou a contar com a cobertura de televisão.
O apoio do EXPRESSO e da SIC não só garantiram a cobertura nacional da competição, mas também contribuíram para o início do processo de internacionalização do GMC.
Benefícios para os participantes:
- Experiência competitiva e inovadora;
- Aprender ao gerir uma empresa virtual;
- Desenvolver competências de gestão e estratégia;
- Desenvolver competências de gestão de pessoas, trabalho em equipe e comunicação;
- Ganhar experiência no processo de tomada de decisões;
- Desenvolvimento de competências analíticas aplicadas a modelos de negócios;
- Desenvolver relações e networking (outras equipes, empresas patrocinadoras, presença em eventos de dimensão nacional e internacional).
Benefícios para a empresa:
- Motiva colaboradores através de uma formação baseada num conceito diferente: uma competição;
- Formação de colaboradores utilizando uma plataforma inovadora, sofisticada e cativante;
- Formação em ambiente virtual, mas muito exigente dos pontos de vistas estratégico e de comprometimento;
- Fomenta o trabalho em equipe, o espírito de grupo e de compromisso;
- Permite experimentar, por exemplo: colocar, em ambiente simulado, pessoas na gestão de áreas que não as suas;
- Presença em vários eventos que permitem o intercâmbio entre os participantes dos vários países, onde partilham conhecimentos e experiências.
Sobre o simulador
O SDG e o EDIT 515 UK são parceiros no desenvolvimento e aprimoramento deste simulador. Seu objetivo é garantir que esteja atualizado, relevante e desafiador, a fim de atender às necessidades atuais da empresa participante e acompanhar a mais recente tecnologia.
O simulador foi projetado e desenvolvido por parceiros da EDIT 515 do Reino Unido, professores do Departamento de Pesquisa Operacional da Universidade de Strathclyde, na Escócia (assunto-chave para um Mestrado em Administração de Empresas da Escola de Negócios e Graduação desta Universidade).
Este simulador baseia-se num cenário realista do mundo dos negócios.
Várias empresas virtuais, representadas por igual número de equipes, competem entre si num mesmo ambiente econômico produzindo e comercializando uma pequena gama de produtos muito procurados pelos consumidores.
O objetivo das equipes é gerir uma destas empresas virtuais de modo que, no fim, a empresa esteja em melhor situação para enfrentar o futuro.
Todo o processo é online. As equipes postam as suas decisões em cada etapa da competição e o próprio simulador faz os cálculos para gerar os resultados.